Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    146º Confaz reúne secretários de Fazenda em Alagoas

    Aconteceu nessa sexta-feira (22), na cidade de Maceió, em Alagoas, o 146º Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O Secretário da Fazenda do Estado da Bahia, Luiz Alberto Petitinga e outros 25 secretários estaduais de Fazenda discutiram questões referente às políticas tributárias adotadas no país.

    No encontro de caráter técnico, que visa promover o aperfeiçoamento do federalismo fiscal e a harmonização tributária entre os Estados da Federação, são discutidas questões tributárias referentes ao ICMS, procedimentos operacionais a serem observados pelos contribuintes, assim como, a fixação da política de Dívida Pública Interna e Externa, avaliada em colaboração com o Conselho Monetário Nacional (CMN).

    Realizadas trimestralmente, as reuniões ordinárias do Confaz com os secretários estaduais são presididas por representantes do Ministério da Fazenda, e contam com a participação de integrantes da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), da Secretaria da Receita Federal (SRF) e da Secretaria do tesouro Nacional (STN).

    As Secretarias de Fazenda de todos os Estados mantêm uma Comissão Técnica Permanente (Cotepe), que se reúne regularmente, com o objetivo de discutir temas tributários de interesse comum, e específicos de Estado, para que possam ser decididos nas reuniões periódicas.

    O Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), constituído pelos Secretários de Fazenda, Finanças ou Tributação de cada Estado e Distrito Federal e pelo Ministro de Estado da Fazenda, é um órgão deliberativo instituído em decorrência de preceitos previstos na Constituição Federal, com a missão maior de promover o aperfeiçoamento do federalismo fiscal e a harmonização tributária entre os Estados da Federação.

    • Publicações1859
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/146-confaz-reune-secretarios-de-fazenda-em-alagoas/3160202

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)