Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Licenciamento anual dos veículos já pode ser pago no Banco do Brasil

    A partir dessa semana, os proprietários de veículos automotores terão mais facilidade para quitar o Licenciamento Anual do seu veículo. Com o Licenciamento Integrado, o pagamento também poderá ser feito através do boleto com código de barras nos terminais de auto-atendimento, pela internet, central de atendimento telefônico e guichês dos caixas do Banco do Brasil.

    O projeto, desenvolvido pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), tem como objetivo facilitar o pagamento por parte dos motoristas, antes limitado apenas ao banco Bradesco. "O que o Governo está buscando é tornar o licenciamento anual mais prático, rápido e cômodo para os proprietários de veículos", afirmou a gerente de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) da Sefaz, Aline Lessa.

    Com o novo sistema, os contribuintes terão três opções de licenciamento: em cota única atual, anterior ou parcelado. Na opção de cota única serão calculados todos os débitos do veículo, do exercício atual ou anteriores, se houver, tais como taxa, IPVA, seguro obrigatório e multas. Quem preferir também pode pagar apenas os débitos anteriores do veículo. Na opção de parcelamento do pagamento, apenas o IPVA poderá ser parcelado, em até três vezes, juntamente com os débitos dos exercícios anteriores, caso existam, desde que o valor seja igual ou maior a R$ 120,00.

    A primeira parcela do licenciamento do veículo deve ser paga até o prazo estabelecido no calendário do IPVA 2009. O imposto em cota única poderá ser pago integralmente, com 5% de desconto, até o vencimento da 1ª cota. O sistema de licenciamento possibilita ainda as opções de pagamento individuais de IPVA, multas e seguro obrigatório.

    Como obter o boleto

    O boleto de pagamento do licenciamento pode ser impresso através deste site, no link Inspetoria Eletrônica > IPVA > menu Licenciamento Integrado. Aline Lessa lembra ainda que o veículo apenas será considerado licenciado "estando quitados os débitos relativos a IPVA, taxa de licenciamento, seguro obrigatório e multas de trânsito e ambientais vinculados ao veículo, independente da responsabilidade pelas infrações cometidas", completou.

    Após efetuado o pagamento, o proprietário do veículo receberá em sua residência, através dos Correios, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O prazo para a entrega do documento é de até o 10º dia útil na capital e 12º dia útil nas cidades do interior do estado. Vale lembrar ainda que o pagamento através das agências bancárias do Bradesco continua em vigor em todo o estado. Mais informações através deste site e do www.detran.ba.gov.br.

    • Publicações1859
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6633
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/licenciamento-anual-dos-veiculos-ja-pode-ser-pago-no-banco-do-brasil/939306

    Informações relacionadas

    Consulta ao licenciamento integrado pode ser feita no site da Sefaz

    Atenção para o pagamento do IPVA e taxas do Detran no BB

    Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Advogado
    Jurisprudênciahá 5 anos

    Tribunal de Justiça do Estado da Bahia TJ-BA - Agravo de Instrumento: AI XXXXX-12.2019.8.05.0000

    Jorge Henrique Sousa Frota, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Conceitos de Direito Tributário para o exame da OAB - 136: Reais, Pessoais, Fiscais, Extrafiscais e Parafiscais

    Bancos não podem se recusar a atender consumidores na boca do caixa

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    pagar licenciamento continuar lendo