Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Saiba mais sobre os 113 anos de história da Secretaria da Fazenda

    Os serviços públicos estaduais foram ordenados seis anos após a proclamação da República mediante a criação de quatro secretarias: Secretaria do Interior, Justiça e Instrução Pública; Secretaria da Agricultura, Viação, Indústrias e Obras Públicas; Secretaria da Polícia e a então Secretaria do Tesouro e Fazenda, tudo isso em 16 de agosto de 1895 , através da Lei 115 .

    Há 113 anos, a Secretaria do Tesouro e Fazenda já tinha uma importante função: a de arrecadar as rendas do Estado, inclusive os impostos de exportação para o exterior ou para outros portos do país. Seus serviços foram divididos em duas diretorias, Tesouro e Contabilidade; e Renda, que funcionavam em prédios separados. A primeira continuou no prédio onde funcionava o extinto Tesouro Provincial, na Rua do Pão-de-Ló, e a segunda em prédios próprios, no Cais Novo, mais de um ano depois da promulgação da Lei 115 .

    No Governo Luis Viana, em 1896, foram criadas, em diferentes zonas do Estado, 144 recebedorias fiscais ou coletorias com o objetivo de impedir a evasão de impostos interestaduais. Desse total, 55 eram geridas por exatores afiançados, dois por exatores que não haviam ainda prestado fiança e 48 por simples encarregados. As outras nove coletorias foram instaladas posteriormente.

    Durante onze anos, entre 1905 e 1916, a Secretaria do Tesouro e Fazenda deixou de existir e suas funções passaram a ser exercidas pelas Diretorias do Tesouro e Fazenda e Diretoria de Rendas. Isso aconteceu em função da carência de recursos do Governo que o levou a unificar na Secretaria de Estado os serviços da administração pública.

    Muitos anos se passaram até a introdução no Sistema Tributário Nacional da "primeira versão" do ICMS, em 1967, então chamado de ICM - Imposto Sobre Circulação de Mercadorias. Na época, o ICM teve o objetivo de reduzir a carga tributária, através da eliminação do caráter cumulativo do antigo Imposto Sobre Vendas e Consignações (IVC). Em 1981 é criado o Código Tributário do Estado, que reduziu e classificou as multas, enfatizando as ações preventivas e melhorando a relação fisco e contribuintes.

    Com a Constituição Federal , promulgada em 1988, o antigo ICM virou ICMS. Com esse componente a mais, o novo imposto incorporou ao antigo ICM vários impostos antes arrecadados pela União, como os chamados impostos únicos, referentes a atividades como mineração e comércio de combustíveis.

    Desse período até hoje muitas coisas mudaram, principalmente com o ingresso da Sefaz na era da informática, o que possibilita ao fisco ter ferramentas mais eficientes na fiscalização. Com a conclusão do Planejamento Estratégico 2008-2011, os Objetivos Globais voltaram-se também para a "Excelência na Gestão de Pessoas" e a "Melhoria da Qualidade do Atendimento", duas novas dimensões que refletem a preocupação da Sefaz com os públicos interno e externo, junto com o "Crescimento Real da Receita" e o "Alcance do Equilíbrio Fiscal".

    • Publicações1859
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1092
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/saiba-mais-sobre-os-113-anos-de-historia-da-secretaria-da-fazenda/173919

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Gostaria de complementar um período importante que foi no governo de Lomanto Júnior, que celebrou convenio com a Universidade Federal da Bahia através do ISP, que coordenou a Reforma Administrativa do estado, em 1966. Daí, até hoje, esse formato de atividades finalísticas e atividades meio vem sendo praticado. continuar lendo